terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Tomadas 110V ou 220V? 10 ou 20A?

Olá!!

Eu já tinha feito, no início da obra, o projeto dos pontos elétricos e tinha planejado alguns pontos 220V na cozinha e na churrasqueira, pois uma vez precisei de instalação 220V quando contratei um buffet em domicílio, e como eu não tinha nenhum ponto na minha cozinha na época, então tive que puxar uma extensão da lavanderia de uma tomada da secadora de roupas.

Mas quando fui revisar o projeto e definir a altura de algumas instalações vi que a Fabi do blog Dicas do novo apê tinha instalado o forno elétrico em tomada 220V... aí surgiu a dúvida... como vou ligar o meu forno? Será que é bom ligar mais algum elétro em 220V?

Aí fui pesquisar... vou tentar resumir aqui o que encontrei a respeito.

Entendendo as características:

110V: é necessário fios mais grossos, elevando o custo da construção ou manutenção da sua rede elétrica. Além disso, estes fios esquentam mais e possuem uma resistência maior ocasionando em perda de energia.

220V: fios mais finos e mais baratos, maior facilidade na transmissão da energia ocasionando menor perda e menor aquecimento dos fios.

No Brasil existem apenas dois tipos de tensão: a tensão 127V e a 220V. A tensão 110V no país está sendo extinta e dando lugar à de 127V, que atualmente é utilizada pela maioria das companhias.

Pergunta: Vou economizar na conta de luz se eu usar os aparelhos em 220v?

Resposta: Não. Porque na sua conta de Luz o consumo é dado em KW.  Kilowatts, a potência dos aparelhos ligado em uma hora.
A lâmpada de 60W consome 0,06Kw (60/1000=0,06) por hora. Não depende do fator volt.

Então, quando e por que usar a instalação em 220V?

Quando: Eletros com maior potência = que consomem mais (aquecedores, fornos elétricos, micro-ondas, chuveiros, torneiras elétricas, panelas elétricas, churrasqueiras elétricas, secador de cabelo, estufas, ferro de passar...);

Por quê: vantagens - economiza na instalação da bitola do fio (bitola menor é mais barata) e facilidade de transmissão de energia ocasionando menores perdas elétricas .

Indicações de como proceder (confirme com o seu eletricista): A rede elétrica de 220V no Brasil geralmente é bifásica, ou seja, possuem duas fases de 110V, isso permite uma flexibilidade muito grande no local, permitindo o eletricista optar por uma tomada de 110V (ligando somente um dos fios positivo) ou 220V (ligando os dois fios positivos na tomada) na mesma residência.

Como decidimos fazer aqui em casa: Usar nos eletros de maior potência e de maior uso para nós (cada um conhece a sua família, né, rs). E vou deixar uma tomada a mais na bancada da cozinha e da churrasqueira pra outros eletros como o grill e panelas elétricas que também consomem bastante etc.

O Anderson discordou um pouco do fato de gastar menos com o preço do fio, pois ele disse que em 220V se usa mais fio pra fazer a instalação... enfim, acho que pra uma casa essa informação não deve ser tão relevante na tomada de decisão.

Características dos eletros com ponto elétrico fixo e potência alta que tenho ou planejo comprar, conforme os manuais de instruções:

  1. Lava louças (127V - 1500W ou 220V - 1450W)
  2. Forno elétrico (127V ou 220V - 1750W)
  3. Forno micro-ondas (127V - 1350W ou 220V - 1400W)
  4. Grill (127V ou 220V - 1200W)
  5. Panela elétrica (127V ou 220V - 700W)
  6. Secadora de roupas (3500W)
  7. Chuveiro elétrico (3500W)
  8. Aquecedores elétricos de passagem das torneiras da cozinha e banheiros: conforme abaixo
  • Tensão (Volts)Potência (Watts)Fios(mm2)**Disjuntor(A)
    1275000640
    12755001050
    2205000425
    2206400430
Quase que o Anderson opta em colocar os aquecedores das torneiras em 110V, pois disse que o uso desse produto seria muito pouco. Mas como o aquecedor tem a potência muito alta (consumo), então pra não correr o risco de aquecer demais o fio e acabar derretendo... será 220V também.

Só pra informação, ainda não conseguimos instalar o aquecedor  na torneira da suíte. O Anderson tentou instalar e estourou tudo... aff. Aí não sabemos se é a pouca pressão, se foi porque o meu filho derrubou o aquecedor dentro do vaso sanitário (acredite!!)... enfim... acho que vamos ter que comprar outro aquecedor para o eletricista instalar, rs.


Em relação às tomadas decidimos comprar tudo de 20A, pois quando compramos um climatizador de ar portátil o plugue era de 20A (mais gordinho) e não servia em nenhuma tomada lá de casa que eram de 10A (mais estreitas). Aí tivemos que arrumar um tempinho pra ir na loja de material de construção pra comprar a tomada e começar a usar o climatizador. A Fabi do blog Dicas do novo apê também passou por uma experiência assim quando comprou o apartamento => tomadas de 20A.


Fonte: plugues

Mas antes de sair trocando as tomadas verifiquem a sua rede elétrica, pois para uma rede aguentar 20A ela precisa, além da tomada, de fios e disjuntores que suportem essa corrente.


Mas, Lia, por que você viu tudo isso pra decidir? Que coisa mais chata!

Gente, sou assim... kkkk. Normalmente quero entender o porquê das coisas... rs



Fontes:

Elétrica domiciliar

Instalar em 220V

Blog plus

Mitos e verdades  

Dicas

Eletrodomésticos

Inmetro



Até mais,
Bjs!!

Lia Regina

Um comentário:

  1. Nossa, apanhei com as tomadas de 10A também... nem sabia que existia diferença... tinha comprado uma para o meu forno, mas o meu microondas também era... tive que sair louca atrás ehehhehehe melhor coisa que vc faz, pega tudo com 20A
    Reformando Nosso Lar

    ResponderExcluir

Vou gostar da sua sugestão!!

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...