terça-feira, 30 de dezembro de 2014

O rodapé!

Olá!!

O rodapé foi mais uma novela...

Eu nunca tinha reparado nos tipos de rodapé que existem, só conhecia o que é feito com o próprio piso. Se for piso cerâmico, rodapé cortado da cerâmica, se for piso de madeira, rodapé de madeira, se for laminado, rodapé que é vendido junto... oh mulher desatualizada, kkkk.

E só na metade da reforma vi que as lojas vendem o rodapé de porcelanato pronto, ele pode ser arredondado na parte de cima ou reto com friso, muito bonito e caro, né, se não me engano de R$ 15,00 a R$ 20,00 a peça de 60cm.




Fonte

Fonte

Mas com o piso porcelanato pode-se usar outros tipos de rodapé:
Poliuretano - vejo usando muito o branco da Santa Luzia, estilo americano, mas parece que tem uns tons de marrom também.
Fonte - detalhe, esse piso é porcelanato <3
Madeira - que pode ser pintado de branco também.



Fonte

Fonte
Granito ou mármore -


Fonte


E o incrível flexível (o "incrível" é por minha conta,rs) da Artyflex, que a Cris do blog Meu Palácio de 64m² fala a respeito:


Gente, mas não tem mais grana não!!! Eu não tinha separado dinheiro pra um rodapé tão específico e não dá pra ficar incluindo no orçamento mais R$ 500 ou R$ 1.000,00 cada vez que se descobre novas opções, rs.

Aí conheci a possibilidade de fazer o rodapé embutido, que é feito com o próprio porcelanato!!
Fonte
Muito legal, barato e prático, realmente não vai juntar aquela poeirinha chata em cima e achei mais bonito que o rodapé assentado da maneira tradicional.
Bom, tem quem não ache bom esse tipo, pois dizem que o rodapé não vai proteger a parede contra água, vassoura, móveis encostando...
Aí, pra quem gosta de uma prosa cheia de detalhes (acho que é mais para a mulherada, rs),  segue a história da novela... mas já adianto que não consegui fazer o embutido :(
Mas não ia dar pra fazer o rodapé embutido, pois pretendíamos fazer o acabamento da parede em gesso em vez de reboco de cimento (post aqui => cimento ou gesso) e a camada de gesso é bem fininha, mas tem que deixar um reboco mais grosso pra fazer esse rodapé embutido. A Alessandra do blog Construindo um Castelinho explicou passo a passo como fizeram o rodapé embutido na casa dela: link
Aí o primeiro empreiteiro aqui da obra sugeriu de cortar o tijolo pra poder embutir o rodapé, mesmo o reboco sendo de gesso... deixa pra lá, muito trabalho. Mas aí ele aproveitou pra insistir pra fazermos o reboco de cimento.

Mas como depois decidimos fazer o reboco  de cimento mesmo, porque ficou bem barato com um desconto que ele concedeu, pensei: ganhei o rodapé embutido, ... sabe de nada inocente.

Continuando a prosa...

Aí tem que decidir a medida do rodapé, acho que o padrão é 7 ou 8cm. Alguns dizem que o rodapé tem que ser na mesma medida da guarnição da porta, mas outros estão usando uns rodapés bem altos 15 ou 16cm e acho lindo, ou que o rodapé tem que ser mais baixo se o pé direito for baixo. Bom...  vou pedir para o pedreiro considerar uns 10cm. Se der pra fazer, ótimo, se não der, beleza,  não vou esquentar por causa de rodapé,rs.

Na casa da Alê (que já mencionei o blog) eles passaram reboco na parede toda e depois cortaram o reboco ainda mole na parte do rodapé. Na minha casa o primeiro empreiteiro não rebocou a parte do rodapé e já deixou a folga.



Então vocês verifiquem como o seu pedreiro vai fazer...


Masssss.... como o primeiro empreiteiro me deu o cano, os outros dois empreiteiros que me indicaram não quiseram fazer o rodapé embutido, colocaram um monte de defeito, falaram que o reboco estava torto etc etc etc... enfim, pra mim eles não sabiam era fazer o tal rodapé, mas pra quem precisava se mudar urgente vai o rodapé que der né. E ficou o normal:





A Eliane do blog Reformando nosso lar também fez o rodapé embutido e amou o resultado => link.

Seguem alguns links sobre esse assunto:
Até mais,
Bjs!!

Lia Regina

3 comentários:

  1. Lia pode por sem dúvida... o meu ficou com 10cm, não achei pesado... além de lindo não junta aquela sujeirinha em cima deles hehehehh lindo e prático.. tudibom! kkkk bjs
    Reformando Nosso Lar

    ResponderExcluir
  2. Oi Lia!!! Nossa que post bacana!!!esclareceu minhas dúvidas sobre os rodapés, estou neste dilema há meses fazendo pesquisas, indo em lojas e feiras de material de construção e não tinha me decidido qual comprar, meu desejo era os da santa Luzia de polietileno, mas depois de ver tantos relatos negativos sobre ele desisti, iinclusive a Grazi do construindo minha casa clean fez um post recentementeste sobre este rodapé, lá ela diz ter se arrependido de ter colocado que se pudesse voltar atrás teria usado do próprio piso imbuído na parede. Agora lendo seu post acho que fiz a escolha certa , vai dar trabalho pois tem que cortar as paredes mas compensa pelo custo benefício. Parabéns pelo blog bjoss http:// maosaobraconstrucao.blogspot.com

    ResponderExcluir

Vou gostar da sua sugestão!!

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...