domingo, 6 de abril de 2014

1 - Vamos reformar?


Bom, primeiro vem a decisão da necessidade de uma reforma. Aí é importante anotar tudo o que precisa ser feito. Você pode ir de cômodo em cômodo da casa olhando cada cantinho e anotando tudo o que precisa ser feito, desde o teto, paredes, chão, iluminação, janelas, portas, hidráulica, móveis etc.

Aqui eu vivo andando com a trena na mão, tirando as medidas dos cômodos e dos móveis...

Se for uma reforma mais simples que envolve apenas a troca de pisos, azulejos e a pintura, tem um serviço na C&C que se chama: Paginação de ambientes, no qual é possível verificar, além da quantidade necessária de revestimento, a composição das cerâmicas.
 
Ainda não testei este serviço, talvez utilize para ver como ficarão as cerâmicas do banheiro, caso eu compre os revestimentos lá... vamos ver, né!!
No site da Suvinil e da coral também dá pra simular a cor do ambiente diretamente na sua foto.
Continuando... se a obra for mais complexa, que envolva demolição e/ou construção de paredes, laje, escada etc, aí pode fazer uso de sites ou programas para baixar no computador que auxiliam no desenho da planta baixa da casa, inclusive com visão 3D dos ambientes. É bom para ter noção da proporção dos móveis etc.
Mas isso não dispensa a consulta a um profissional como engenheiro, arquiteto, empreiteira ou um profissional qualificado, até porque qualquer alteração na estrutura do imóvel deve ser autorizada pela prefeitura mediante apresentação da planta baixa do imóvel e devem ser feitos cálculos pra saber se comporta construir outro andar em cima da casa ou se é possível construir uma escada ou mesmo se a prefeitura autoriza cobrir com laje um espaço aberto.
Sites para desenho da planta baixa:
homestyler
 
floorplanner
 
Programas para desenho da planta baixa:
Google-sketchup (indicação do blog: Casa dos gansos)
A planta da nossa casa feita por uma amiga que é arquiteta, pois teve que solicitar a autorização das modificações na prefeitura:
 
Ou pode até ser feito um desenho à mão da planta simples da casa, no qual cada centímetro equivale a um metro.
Outro tipo de consulta que me ajudou muito foi digitar no campo de busca do google o ambiente que eu queria fazer. Por exemplo, a cozinha integrada com a sala, pode-se pesquisar também como cozinha americana, aí clicar no link imagens, pronto, aparecerão muitas, muitas, muitas imagens pra você se inspirar. O mesmo pode ser feito para quarto de solteiro, de casal, lavabo, jardim, churrasqueira etc.
Estas inspirações podem vir também de revistas especializadas em construção ou decoração.
Sites que podem ser assinada a newsletter, a fim de receber informações periódicas sobre reforma, construção e decoração:
Até aqui você já decidiu que precisa reformar (ou simplesmente quer, né,rs, oh vidinha mais ou menos,rs). Escolheu o ambiente ou os ambientes que irá reformar ou redecorar. Possivelmente já tem uma planta simples do que será feito (pois utilizou a dica aqui do blog,rs) e já dá para prever o tipo de material que irá precisar: cimento, areia, tijolo, cerâmica, porta, janela, tinta, papel de parede...
Agora o seguinte passo é procurar um profissional pra fazer a obra e ter o planejamento financeiro de quanto custará realmente... assunto para o próximo post.
Até mais, ;)
Lia Regina
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou gostar da sua sugestão!!

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...