quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Construindo a escada

"Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo."
Henry Ford



Olá!

Vamos às notícias boas, né!!

A nossa escada não tem nada de especial, rs, é simples, fica escondidinha entre duas paredes, mesmo assim estou muito feliz com a escadinha, rs.

Dia 16 terminaram de subir  e rebocar a parede que divide a  escada de um quarto, que estamos chamando de escritório. Será meio um escritório, terá um sofá-cama... vamos ver... aqui antes era o meu quarto. Dia 17 quebraram o teto e a parede para construção da escada, dia 18 ficou pronta a forma e os ferros e dia 19 concretaram.

Seguem as fotos tiradas:

 

 

 

No site do pedreirão => link, tem o passo a passo para o cálculo de escada, mas consulte um profissional. Até Li um comentário em um site e concordo: o cálculo funciona para a construção de uma casa, mas para encaixar uma escada em um espaço já existente, quando na reforma de uma casa, pode ser que não seja possível seguir as medidas de conforto, por exemplo, as medidas de conforto para o degrau é espelho = 18cm e piso = 28cm, mas o nosso espelho teve que ficar em torno de 22cm e o piso com 27cm para vencermos a distância de 2m de comprimento e 1,80m de altura até o patamar.

Segue um exemplo de uma escada:



O patamar não poderia ficar mais baixo, pois a continuação dos degraus passará pelo teto do banheiro social e tínhamos a preocupação do teto não ficar muito baixo, mas ficou na altura perfeita! O patamar a 1,80m e o primeiro degrau dentro do banheiro a 2 metros, perfeito!

Não consegui tirar uma foto boa de dentro do banheiro social pra mostrar como ficou a escada, então segue um exemplo, rs, mas a disposição do sanitário será na parede da pia:

Photobucket
Fonte

Eu não me preocupei tanto com o tamanho dos degraus, pois a escada da minha lavanderia tem essas mesmas medidas, então estou acostumada. Acho que o mais importante é todos os degraus ficarem na mesma medida para não correr o risco de pisar em falso e sofrer um acidente, pois o nosso corpo ajusta as passadas esperando que as medidas serão as mesmas.

E quebramos muito a cabeça com essa escada, pois no projeto original a arquiteta projetou uma escada em L, que faz aquela curva nos degraus, mas como mudamos algumas coisas no projeto, inclusive a disposição da escada e o único jeito que deu certo foi fazê-la em U e o primeiro empreiteiro da nossa obra, no início da reforma, sugeriu fazermos um patamar e deu certinho, mas quem executou foi o segundo empreiteiro, rs.

Projeto inicial da escada


Escada já modificada e projetada no google scketchup com as medidas corretas


E dia 22 tiraram as formas da parte de cima dos degraus, mas ela vai ficar com as escoras embaixo por, pelo menos, 15 dias.



É muito bom ver quando essas partes ficam prontas! Apesar de todo o transtorno que estamos passando dá uma alegria imensa ver prontinho algo que tanto sonhamos e planejamos!! Não está sendo fácil, mas vamos conseguir!!


Até mais,
Bjs!!

Lia Regina

8 comentários:

  1. Verdade o que vc falou Lia,a escada quando vai ser encaixada em um espaço já existente,pode não dar pra ficar nos tamanhos considerados ideais,mas sendo bem feita e respeitando as medidas iguais para todos os degrais fica sim uma boa escada.Estou adorando seguir tudinho por aqui.
    Bjs
    casadolaguna.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Lia, tudo bem ? Estou construindo minha casa, e cheguei no seu blog, justamente nesse post sobre a escada, estou montando a escada da minha casa, e estou com problema de espaço, poderia me confirmar que essa sua escada ficou com espelho de 22cm e pisada de 27cm? Se sim, ficou muito desconfortavel ou da para subir e descer tranquilo? Agradeço se puder me ajudar.

    Atenciosamente,

    Adam Tavares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adam! Aqui ficou com essas medidas sim, não achamos desconfortável não. Mas tome cuidado com o contrapiso do pavimento superior. Tivemos que passar os conduítes pelo contrapiso, pois a nossa primeira laje já existia, então não tinha como passar os conduítes e canos do banheiro por dentro dessa laje. Conclusão, o contrapiso ficou super alto e o último espelho da escada ficou com 25 cm, mas nunca ninguém tropeçou, rs. Consideramos a espessura do porcelanato que usaríamos na escada mas esquecemos de considerar esse enorme contrapiso pra tentar dar uma atenuada no espelho. Deveríamos ter feito um cálculo pra modificar todos os espelhos, a fim de dar uma atenuada no último. Boa sorte na obra e se precisar pode perguntar ;)

      Excluir
  3. Lia, o que você achou do Evora Deck? Esquenta muito? Quero colocar mais estou preocupada com isso. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  4. muito bom estou reformando a casa pretendo faser uma escada e justamente por falta de espasso a escada em leque que vou faser só da certo exatamente nesta medida que e espelho de 22cm e pisada com 27cm falaram pra mim que vai ficar cansativo subir e deser
    Mais vamo ater que acostumar sei comentário me animou valeu

    ResponderExcluir
  5. Minha escada ficará com 22 com de espelho. Minha preocupação preocupação era se ficaria desconfortável a subida, mas lendo seu blog, me sinto mais tranquilo. Obrigado.

    ResponderExcluir

Vou gostar da sua sugestão!!

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...